Quando se fala de marketing digital ou de planejamento de redes sociais, duas ferramentas são recorrentemente citadas: o gerenciador de negócios e o gerenciador de anúncios. Apesar de ambas serem do grupo de redes do Facebook e estarem muito interligadas, têm propósitos diferentes.
- Gerenciador de negócios
Falando, primeiramente, sobre o gerenciador de negócios, essa é a ferramenta mais abrangente. Utilizada principalmente por pessoas com mais de uma página/perfil, o gerenciador ajuda a ter uma visão geral dos perfis comandados, além de dados e relatórios mais completos.
Dentre as informações coletadas é possível citar o engajamento, o alcance, o tráfego e a captação de leads. Com esses relatórios é possível criar e analisar estratégias para alcançar os objetivos com o perfil, seja aumentar o número de seguidores, de compras ou da visibilidade da marca.
Além dos dados citados, com o gerenciador de negócios é possível ter uma visão ampla dos comentários e mensagens diretas, facilitando a conexão entre perfil e seguidor. E ainda nessa plataforma dá para planejar suas publicações, seja deixando-as em rascunho ou programando. Com a programação de posts fica mais fácil ver os temas já abordados, quantidade de posts mensais, etc.
- Gerenciador de anúncios
A ferramenta de gerenciar anúncios fica dentro do próprio gerenciador de negócios. Enquanto o que foi apresentado anteriormente dava uma visão geral das publicações, relatórios do perfil e uma maneira mais simples de se conectar com os seguidores, o gerenciador de anúncios é relacionado aos posts promovidos.
Os posts promovidos são uma ótima estratégia para trazer mais visibilidade para o perfil, o que pode ser convertido em seguidores. Com o gerenciador de anúncios, é possível estabelecer uma estratégia para aquela promoção, ou seja, grupo etário, localização, interesses, etc. Sobre os relatórios, esses são em relação à publicação que foi promovida – portanto não há uma visão completa da conta.
Para quem trabalha com o digital – seja como influenciador ou com marketing – as plataformas trabalham em conjunto! Para saber mais dicas de marketing digital, confira os outros textos do nosso blog e nosso perfil no Instagram, o @agenciaantonella.