Se for convidado para uma, aceite!
Segundo pesquisa divulgada na Revista EXAME, houve um aumento de mais de 4 mil por cento de LIVES. Embora o número pareça absurdo, esse crescimento está diretamente relacionado ao cenário mundial de isolamento social durante a pandemia.
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As LIVES passaram a ser importantes ferramentas de comunicação para a empresa e, também, para nos comunicarmos com amigos e parentes. Para falar sobre o assunto e reforçar as principais dicas para ter uma LIVE de sucesso, convidamos Débora Miron, CEO e fundadora da Agência Antonella, focada em Marketing Digital.
“É importante ressaltar que vivemos a era do conteúdo e não mais a da informação como dizem. Atualmente, um bom conteúdo faz muito mais sentido e é muito mais transformador que o formato como ele se apresenta. Não é à toa que a espontaneidade e a criatividade investidas em conteúdo ganharam força e valor”, diz Débora.
Segundo ela, as redes sociais passaram a ser mídias que dão voz às pessoas e às marcas. Através dessas mídias, é possível se comunicar com quem quiser, de qualquer lugar, sobre qualquer assunto.
O fácil acesso às LIVES e a facilidade de promover uma LIVE ajuda a descentralizar as opiniões, o que é benéfico quando estamos dispostos a conhecer visões diferentes sobre diversos assuntos.
Entre todas as vantagens de fazer uma LIVE, destacamos cinco:
- Aumento do alcance da comunicação da sua marca. Quando se faz uma LIVE existe a audiência em tempo real e a audiência após o término da LIVE, já que ela fica salva no IGTV.
- Seguidores qualificados, desde a divulgação até a veiculação. Esses seguidores que visitam o perfil da marca que está fazendo a LIVE certamente tem um interesse no conteúdo que está sendo divulgado.
- Gera engajamento do público e interação durantes as LIVES.
- Gera autoridade sobre assuntos relacionados ao seu negócio.
- Gera boa reputação para a sua marca ou mesmo para o profissional autônomo.
Embora o “boom” das LIVES tenham ocorrido como resposta ao isolamento social, ela deve continuar a todo vapor por muito tempo. “Porém, as pessoas ficarão cada vez mais criteriosas sobre o que vão assistir. Também é interessante que essa ferramenta passou a ser uma boa alternativa como comunicação interna nas empresas”, explica Débora.
As redes sociais vão mudando o tempo todo e, por mais que não pareça, elas também sofrem a pressão que a competitividade entre elas propõe. Por isso, Débora explica que as redes sociais estão cada vez mais gerando novos recursos.
“Para ter audiência expressiva e rentabilizar com isso (vender publicidade), Whatsapp, Instagram, Facebook, LinkedIn, Tik Tok e outras estão de olho no mercado e nas oportunidades para serem diferentes. Por isso, criam recursos o tempo todo, liberam para testes e conseguem fidelizar os usuários e, consequentemente, atrair novos anunciantes”, diz Débora
Como planejar sua LIVE?
É verdade que essa conexão entre centenas de pessoas tem trazido ótimas oportunidades para consumir novos conhecimentos. “A gente estuda, se dedica e se planeja para criar o melhor conteúdo para quem vai assistir”, diz Márcia Menezes, CEO e fundadora da Plenavox.
Daí a importância em planejar a sua LIVE. Primeiro de tudo, escolha um tema macro. “Para decidir o tema, temos que escolher um que seja abordado do ponto de vista de interesse do seu público, ou seja, de quem te segue. Isso é importante para atrair uma audiência maior e estimular a interação”, diz Débora.
Segundo a especialista, você pode seguir três caminhos para escolher o tema:
- Escolha um assunto sobre sua área de atuação.
- Escolha um assunto em que tenha conhecimento forte para contribuir com outras LIVES.
- Escolha temas que tenham relação com seu produto, serviço ou mesmo um lançamento.
Se você tiver um macrotema, você pode criar alguns microtemas e dividir esse conteúdo em episódios. Não se esqueça de comunicar ao seu público que essa série de LIVES vai acontecer. Para isso, adiante a agenda! Assim, seu público acaba se educando quanto aos horários e dias da semana que acontecerão as transmissões.
Quem você convida também é estratégico para ter sucesso na LIVE. Opte por influenciador dentro de um grupo que faça sentido para o seu negócio. Se você tem um e-commerce, o número de pessoas que acessa seu Instagram aumenta e a conversão pode ser a visita no perfil, tráfego no site e, por fim, a compra.
Depois de decidir o tema da sua LIVE, é hora de decidir em qual rede social ela vai acontecer. Para isso, leve em consideração a essência do seu negócio, o seu público-alvo e a sua relação com esse público nas redes. Por exemplo, se a sua empresa comercializa produtos ou serviços para outras empresas, ou seja, é B2B, opte pelo LinkedIn. Agora, se sua marca direciona a comunicação para um consumidor final, o Instagram e Youtube podem ser excelentes opções.
É hora de definir o conteúdo da sua LIVE!
Faça pesquisas relacionadas ao tema que você decidiu abordar. É fundamental saber o que está sendo falado nas redes, levantar as dores e dúvidas da maioria das pessoas que têm interesse no conteúdo.
“Sempre temos que provocar reflexões nas pessoas que se deparam com a divulgação da LIVE e com as que participam também”, comenta Débora.
Por isso, faça uma agenda e um roteiro com os principais pontos que serão abordados. Isso vai ajudar você a organizar a ordem do seu raciocínio, evitando que você se perca durante a transmissão.
O Instagram, em especial, conta com mais de 25 milhões de seguidores e com recursos para criar um ótimo formato. Na hora de começar a LIVE, a dica é entrar em configurações para salvar o seu vídeo no celular. Assim, poderá usar em outras redes também.
As LIVES podem ficar gravadas dentro do feed do IGTV, é verdade. Mas você pode potencializar a sua comunicação com o vídeo gravado no celular, criando pílulas da entrevista e disponibilizando em várias redes sociais.
Outra dica é fazer uma comunicação cruzada! Divulgue sua LIVE no Instagram, LinkedIn, Youtube, Whatsapp, Tik Tok, em simplesmente tudo! Quanto maior o alcance dessa divulgação, maior a chance de ter uma audiência qualificada.
Hora da LIVE, o que fazer?
É muito comum ficar nervoso na hora de começar a LIVE. Mas a dica para se dar bem nesse início é muito ensaio. Você pode e deve ensaiar os três primeiros minutos. Segundo Márcia Menezes, essa técnica pode contribuir bastante para ter sucesso ao longo da LIVE.
Se você receber o convite para fazer uma LIVE, aceite!
Quando a gente se expõe ao público, estamos sempre sujeitos a julgamentos e críticas. Medo da exposição é normal e quando não estamos acostumados a falar em público, é comum falar muito rápido, coração acelerar, voz tremendo.
Para lidar com esse sentimento de ansiedade que também reflete na voz, a dica é respirar profundamente. “O grande problema é sempre o começo. Se você treinar bem os três primeiros minutinhos, vai baixando o estado de alerta, seu corpo entra em outro tipo de frequência”, explica Márcia.
Segundo ela, o cérebro vai identificando e se familiarizando com o conteúdo, o entrevistado e o espaço onde essa LIVE está sendo feita, ajudando a nos sentirmos mais seguros.
“Uma das coisas que a gente se atenta na LIVE é a intensidade da voz porque parece que precisamos falar mais alto, mas como o microfone está muito perto, minha dica é baixar o tom de voz”, diz.
Ao baixar a voz, você evita emitir uma voz estridente e aguda e ajuda a ter uma voz mais agradável de ser ouvida. De acordo com a Márcia, as vozes média e grave são mais aceitas e passam mais credibilidade. “As vozes mais poderosas são medianas se mais graves”, lembra.
O que fazer depois que fizemos a LIVE?
Aproveite o conteúdo para divulgar nas suas redes sociais. Com ele, você pode alcançar ainda mais pessoas. Também é uma forma de atrair atenção para suas redes.
Para as marcas, a mensuração de resultados vai ajudar a entender melhor seu público. Veja quais métricas usar para avaliar se a sua LIVE foi um sucesso:
- Audiência (em tempo real)
- Engajamento/ Interação
- Visualizações (ao longo de uma semana)
- Tempo médio assistido
- Número de novos seguidores/ fãs/ inscritos
Em três meses, você certamente irá compreender melhor as preferências dos seus seguidores, o melhor horário para fazer sua próxima LIVE, o que não fazer e o que, de fato, faz mais sucesso.
Pratique e boa LIVE!