Como diminuir o Custo de Aquisição do Cliente?

Conquistar mais alunos sem que seja preciso investir muito dinheiro parece um sonho. Mas para o resultado virar realidade é preciso conhecer muito bem as métricas de Marketing Digital. O principal indicador que trará esta resposta é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), um dos responsáveis por medir a saúde financeira da instituição. Diminuí-lo, sempre que possível, será uma boa forma de deixar as campanhas mais sustentáveis. 

Isso porque o CAC é composto pela soma de todos os gastos de marketing e de vendas, dividido pelo número de novos alunos. Quanto menor o valor, menos dinheiro tem sido necessário dedicar para trazer estudantes. 

Mas lembre-se, para fazer esta conta é importante incluir todos os gastos, até mesmo questões operacionais. Só assim será possível entender de fato se o que vem sendo aplicado nas campanhas tem sido efetivo ou se os gastos estão um pouco maiores do que é necessário.

É possível diminuir o CAC?

Conhecer bem os processos e os gastos será essencial para entender se ainda é possível reduzir alguns custos sem prejudicar o andamento das campanhas, como falamos. Por isso, colocar as informações em planilhas e olhar atentamente aos detalhes fará toda a diferença.

Pode parecer simples, em um primeiro momento, mas esta monitoria é essencial para a gestão das ações e da equipe. Pode chegar algum momento em que não seja possível enxugar os custos de um determinado ponto e você precise escolher quais ações que são mais estratégicas para seguir. O mesmo com o seu time. Pode ser importante reorganizar as posições para olhar com mais atenção para algum determinado ponto.

Elimine processos 

Diante disso, quanto menos barreiras você tiver melhor também será o desempenho destas ações e, consequentemente, o resultado. Isso dará mais agilidade, mas sobretudo conhecimento. Se você entender bem a sua segmentação, será ideal. Assim você se torna mais efetivo e, sabe, quais passos ou quais canais não condizem com o público-alvo. Portanto,  eliminar etapas desnecessárias, conseguirá deixar tudo mais conectado e, consequentemente, cortará alguns gastos extras.

Automatize processos

Você poderá automatizar alguns serviços de marketing e vendas, como instalar um chatbot no site para o primeiro atendimento, colocar um link de Whatsapp direto nas redes sociais para encurtar o caminho de contato. Isso ampliará a produtividade, mas cuidado. Não adianta implementar novas tecnologias para automatizar os processos se eles não estiverem muito bem desenhados. 

Uma vez que os processos estiverem inseridos na rotina dos profissionais de atendimento e vendas, a sua equipe estará focada em ações mais estratégicas. 

Invista em marketing digital 

O inbound marketing fortalece o relacionamento com o cliente (a família) e a origem orgânica até o site da sua instituição. Isso porque permite que você reconheça em qual etapa de conhecimento está aquele cliente em potencial (família interessada na sua escola), desta forma, você apresenta estratégias para que ele evolua até efetuar a matrícula. Reconhecer com clareza em qual momento do funil fará também com que sua equipe entenda quais ações e campanhas estão sendo efetivas e se é preciso ajustar para aumentar esta nutrição de leads até que você consiga chegar no seu público-alvo.

Nesta linha de construção, investir também em marketing de conteúdo trará mais resultado para a sua escola. Ele será a soma de ações de informação e bom relacionamento, permitindo que a família interessada tire dúvidas, compare os diferenciais, conheça atrativos interessantes, saiba mais sobre a proposta pedagógica e a estrutura da escola e decida evoluir a conversa.

Dicas, explicações, conteúdos didáticos, seja em vídeos ou em formatos de textos, costumam funcionar muito bem.

Alinhe bem a equipe

Tenha não só o discurso, mas os processos e as campanhas bem estabelecidas com a equipe. Vocês vão descobrir assim também gastos desnecessários. Em alguns casos, você e a equipe podem perceber que algumas ações são mais efetivas e têm um custo bem menor do que investir em anúncios em mídias de massa, por exemplo (como Outdoor, folders e materiais offline). Podem encontrar horários importantes para o seu público-alvo e até parcerias, locais de divulgação que funcionam melhor do que para a concorrência.

E, se achar necessário, ofereça treinamentos para ter certeza que está tudo alinhado. Falar o mesmo discurso, entender as palavras-chave que representam bem a escola, ter materiais padronizados fará a diferença.

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