Estratégia de Marketing: quais métricas você precisa saber?

Lidar com as métricas de Marketing Digital é um dos segredos para o sucesso da sua estratégia de Marketing. Os números apontam, literalmente, se estamos caminhando para a direção correta ou não.

Existem muitos profissionais que mensuram: fãs, seguidores, curtidas, comentários e outros. Porém, embora esses números sejam relevantes para entender o engajamento da audiência digital da sua marca, dizem muito pouco sobre o negócio.

Por isso, dados que realmente devemos priorizar são aqueles que vão desvendar informações valiosas para alinhar a comunicação do seu produto/ serviço ou da sua marca e, consequentemente, aumentar as vendas.

Listamos abaixo algumas métricas importantes para você inserir na sua análise de performance.

Website

Visitas no site

É fundamental saber quantas visitas o seu site recebeu num intervalo de tempo determinado. Porém, esse número contabiliza também mais de um acesso feito pelo mesmo usuário. Por isso, vale você também verificar quantas visitas únicas recebeu.

Visitas únicas

É o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes um site teve, sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Visitantes de retorno

É um visitante único que tenha entrado mais de uma vez em um site.

Tempo de visita no site

Quando o conteúdo de um site é interessante, as pessoas passam mais tempo navegando por ele. Essa métrica mostra, em minutos, o tempo médio que cada usuário gasta no seu site.

A partir desses números, você pode descobrir e corrigir possíveis problemas que estejam afastando os visitantes ou impedindo-os de passar mais tempo no site.

E-mail marketing

Taxa de abertura de e-mail

Primeiro de tudo, verifique se a sua base de contatos está atualizada. Vale enviar e-mail marketing para um pequeno grupo antes de considerar toda a base. Faça com frequência uma limpeza da lista, excluindo aquelas pessoas que não interagem há tempos.

Além de melhorar as taxas de entrega, esse procedimento ajuda a reduzir os gastos com a plataforma de e-mail marketing.

A taxa de abertura revela a quantidade de pessoas da sua lista que clicaram para ler um determinado e-mail disparado. Para manter as taxas altas, é importante garantir que o assunto abordado nela seja de interesse da sua base de clientes/ prospects.

Ao analisar quem recebeu, quem abriu e quem interagiu, é possível identificar qual assunto tem mais audiência. E, por fim, criar uma comunicação mais assertiva que gere conversões para o seu site.

Taxa de cliques em e-mail

Um e-mail marketing deve ser estratégico, ou seja, ele deve conter links que direcionem para o conteúdo definido por você que converta, geralmente, em vendas.

Depois de fazer com que as pessoas abram seus e-mails, você certamente vai querer se certificar de que elas cliquem nos links que você enviou.

A partir dessa métrica você pode testar diferentes formatações para ver qual surte mais efeito.

Por exemplo: inserir uma maior quantidade de links ao longo da mensagem; incluir um botão colorido com um call-to-action; colocar imagens com links no corpo do e-mail; e assim por diante.

Métricas de campanhas pagas

Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

Normalmente, o CTR é utilizado em forma de porcentagem, seguindo a fórmula:

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

A taxa de cliques pode dizer bastante sobre a eficácia do seu anúncio. Afinal, o “call-to-action” serve justamente para incentivar o clique.

Se muitas pessoas clicaram no seu anúncio, certamente a campanha está cumprindo com seu objetivo: gerar maior número de conversões para o site, seja página do produto ou não. A partir dessa métrica, você pode avaliar diferentes aspectos de um anúncio ou campanha, como: o criativo que você optou está de acordo, as palavras-chave, a segmentação e até mesmo os textos.

Custo por clique (CPC)

Se a sua campanha tem como objetivo o Tráfego, saiba que o Custo por Clique será uma das principais métricas para avaliar, por exemplo, quais versões dos anúncios estão apresentando uma melhor performance e, consequentemente, quais devem ser descartadas.

Custo por lead (CPL)

Se a sua campanha busca gerar leads, o Custo por Lead é a métrica ideal para você identificar se está alcançando seus objetivos. A exemplo, se o seu CPL for alto, é preciso que as conversões de leads em clientes sejam muito boas, ou que o ticket médio por cliente seja ainda mais alto. Por isso, sugerimos que fique de olho nessa métrica. Quanto mais baixo for o CPL, melhor. 

Métricas de receita e vendas

Retorno sobre investimento (ROI)

Talvez a mais conhecida de todas as métricas é o ROI – Retorno sobre Investimento. Ou seja, quanto você lucrou com ações de Marketing, mostrando se é possível escalar seu negócio.  

Enquanto o ROI for positivo e a empresa ainda tiver capacidade de produção, o ideal é aumentar os investimentos em marketing digital.

Custo de aquisição por cliente (CAC)

Essa métrica é fundamental para compreender quanto está investindo num intervalo de tempo para conquistar um novo cliente. A conta é simples: você soma as despesas mais investimentos em Marketing e Vendas e divide pelo número de clientes conquistados naquele período.

Tal número vai direcionar a empresa a definir se está investindo nas melhores mídias para atrair novos clientes.

Ticket médio

O ticket médio é uma métrica que aponta o valor que cada cliente gasta, em média, nos serviços ou produtos da empresa. Se perceber que o ticket médio está muito baixo, a orientação é implementar as estratégias upselling e crosselling.

Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime Value ou LTV)

LTV = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada cliente

Se você já tem o Custo de Aquisição do Cliente, é hora de analisar se esse cliente está gerando retorno. Se a sua empresa lida com a venda de produtos, fique atento ao ticket médio e saiba que ele deve ser maior que o custo para concretizar uma venda.

Já quem lida com serviços recorrentes, como contratos ou assinaturas, terá mais dificuldade para saber se um cliente está gerando lucro. Neste caso, medir o valor do tempo de vida do cliente é a melhor opção.

Você pode prever a rentabilidade da empresa por durante o período de contrato que seu cliente tiver com você.

Dica: o ideal, para um negócio financeiramente sustentável, é que o LTV seja ao menos três vezes maior do que o CAC.

Para acompanhar todas as métricas acima, sugerimos que você tenha uma planilha atualizada diariamente. Todas as métricas podem ser analisadas mensalmente a partir dos dados diários.

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