Saiba mais sobre cada ferramenta e como as mudanças afetam seu engajamento
O Instagram é uma plataforma que está constantemente mudando. A partir do começo de agosto várias atualizações entraram em vigor, elas abrangem praticamente a plataforma inteira, desde Stories até IGTVs e Reels.
- Por que tantas mudanças?
O head do instagram, Adam Mosseri, disse que o instagram não quer ser lembrado só como um local onde pessoas compartilham fotos, mas como um espaço de entretenimento. Com isso, mudanças foram implementadas e mudou até a forma como o algoritmo funciona.
Além disso, desde 2020, vem crescendo a rivalidade entre Instagram e Tik Tok, ambos extremamente populares principalmente por conta da pandemia. O primeiro passo foi, justamente, a criação dos Reels, há mais de um ano. Inicialmente comportando 15 segundos, os vídeos curtos foram ganhando espaço e as pequenas esquetes cresceram muito na plataforma. Ainda em 2020, o limite dos vídeos foi para 30 segundos.
- Atualização nos Reels
A partir de agosto, os vídeos no Reels ganharam mais tempo: de 30 para 60 segundos! Os criadores da plataforma já estão usufruindo da ferramenta e explorando ainda mais sua criatividade. O TikTok em 2021 já aumentou o tempo de seus vídeos para 3 minutos. Será que o Instagram vai seguir esse caminho? Resta esperar.
- Atualização nos Stories
Os Reels não foram as únicas coisas que sofreram mudanças. Outra coisa que recebeu novas atualizações foram os Stories. A ferramenta recebeu novos planos de fundo no modo de criação e, o que mais agradou os criadores, o closed captions.
O closed captions é um recurso para legendar automaticamente seus stories. Além de uma questão de inclusão e acessibilidade para pessoas que não conseguem ouvir, é uma forma de fazer com que seus stories possam ser assistidos por todos, independente do local onde estejam.
Ainda para os stories, a ferramenta do sticker para link externo, que antes estava em fase de teste, será implementada em setembro! A figurinha veio para substituir o famoso “arrasta para cima”, e, além de mudar a forma do acesso, vai garantir que mais usuários possam utilizá-la e não só os com mais de 10 mil seguidores.
- Atualização no IGTV
O IGTV também não escapou dessa onda de atualizações. Pode-se dizer, inclusive, que foi o mais afetado. A partir de agosto, foi extinta a aba de IGTV. Mas não se preocupe! Os vídeos longos ainda poderão ser postados na rede social, agora diretamente no feed. Após dois minutos o usuário é direcionado para uma aba específica para visualizar o restante do vídeo, com ícone de play.
- O algoritmo
Com todas as mudanças da plataforma, Mosseri explica que o Instagram está tendo novas possibilidades de atrair novas marcas e um novo público. Além disso, ele conta que a rede social está tentando deixar de ser o ambiente que é altamente criticado por ser falso e promover padrões de beleza e de bem-estar inatingíveis.
O algoritmo, a partir das novas mudanças, irá passar a priorizar e entregar mais conteúdos em formato de vídeo. Já que quer ser conhecido como uma plataforma de entretenimento, vídeos curtos, longos e Reels tendem a performar melhor do que simples fotos e carrosséis.
Quer saber mais sobre novidades do mundo digital e como melhorar sua performance nas redes sociais? Siga a Agência Antonella nas redes e fique por dentro de todos os novos conteúdos!